NOTÍCIAS

ASPRA luta e finalmente começa o Curso de Sargentos
04/04/2016 23:47

Demorou mas finalmente, o Curso de Formação de Sargentos deve começar. Tanto dos policiais e quanto dos bombeiros. Com a publicação do Boletim Geral n° 061 da Polícia Militar de Pernambuco, nesta segunda-feira (04.04), renasce a esperança de dias melhores para a tropa. Saiu a convocação para o Processo Seletivo Interno para o Curso de Formação de Sargentos da PMPE. Há meses, a Associação de Praças (ASPRA-PE) vem lutando para o início do curso.

 

 
Promoções para os bombeiros: ASPRA - PE tem reunião com o Comando Geral do CBMPE
19/02/2016 23:06

A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE) participou nesta sexta-feira (19.02) de reunião com o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Cunha. O presidente José Roberto Vieira, os diretores Subtenente Ricardo, Salatiel Berto e Luciano Falcão trataram sobre diversos temas. Dentre eles, as promoções.

O comandante informou que está só esperando pela modificação da lei, para que possa chamar todos os cabos por antiguidade,e tal modificação já está na Assembléia Legislativa. A expectativa é que na próxima semana seja modificada. Tão logo isso aconteça, o CBMPE irá convocar os CBS para o curso.

Com relação aos terceiros sargentos, os quais almejavam serem promovidos este ano a segundo sargento, o mesmo informou que lamentava muito mas que não será possível essa promoção uma vez que, este ano, mesmo com a redução do interstício, eles não atingiriam um ano no dia 6 de março. Tornando impossível tais promoções.

Sobre o CFO, Cunha informou que o secretário informou que primeiro iria promover os cabos a sargentos,como foi acordado, mas que, ainda este ano,  convocaria 50% dos subtenentes por antiguidade com nível superior e faria o concurso com os 1,2 sargentos e subtenentes, para iniciarem o CFOA.

Sobre a convocação dos bombeiros no domingo passado para trabalharem no presídio, a ASPRA - PE salientou que é radicalmente contra. E que se, no domingo caso permanecessem as escalas,  a  diretoria da ASPRA -PE e seu corpo jurídico iria fazer plantão nos presídios para denunciar o desviou de função que o governo do estado estaria fazendo. Esperamos que tal fato não venha acontecer.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
NA AUDIÊNCIA COM PEDRO EURICO A ASPRA – PE COBRA MAIS ATENÇÃO PARA OS POLICIAIS MILITARES
03/02/2016 01:28

Frustração. Este é o sentimento da diretoria da Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) quanto a postura do secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico em audiência na Assembleia Legislativa do Estado que aconteceu nessa terça-feira (02.02). Na ocasião, Eurico revelou deu o número de celular a detentos do sistema prisional para falar com os presos regularmente e que a iniciativa teria o objetivo de ouvir suas demandas e estar mais próximo, em um processo de humanização do trabalho.

Tão logo terminou a audiência, o presidente da ASPRA – PE, José Roberto Vieira, se aproximou do secretário para cobrar maior atenção para s profissionais de segurança pública, especialmente os policiais militares. “Diariamente, os PMs arriscam suas vidas dentro dos presídios, com equipamentos precários e em guaritas sem iluminação e a menor estrutura de proteção. O mais frustrante é que estamos há dias tentando contato com Pedro Eurico. Enquanto os presos, tem acesso direto a ele. É, no mínimo, uma falta de respeito para com o trabalho da tropa”, conclui o presidente da ASPRA – PE.

Governo descumpre acordo com policiais e bombeiros militares
31/03/2016 21:32

Amanhã, primeiro de abril, Dia da Mentira. A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE) espera que não seja mentira a promessa do Governo do Estado sobre as reivindicações dos policiais e bombeiros militares. Até o momento, nada do que foi discutido e prometido na mesa de negociações com o secretário de Administração, Milton Coelho, foi cumprido.

Desde a última greve da categoria em 2014, foi criada uma mesa permanente de negociação dos militares estaduais. Em discussão, mudanças no Código Disciplinar, melhorias no Hospital da PM, plano de cargos e carreiras e o aumento salarial. Nada foi cumprido! Houve ainda a promessa de realização do Curso de Sargentos em dezembro ou janeiro.


  "Já estamos em abril e nada!  A ASPRA - PE vem participando de todas as reuniões e ate agora não saímos do lugar. Uma total falta de respeito para com a categoria. Estamos sendo duramente cobrados pela tropa que não acredita mais no Governo e nos cobram um posicionamento", desabafa o presidente José Roberto Vieira.


 Segundo José, muitos companheiros já fizeram 30 anos de serviço e estão esperando está promoção, inclusive alguns já prestes a se aposentar. O assunto vem trazendo  grande desconforto aos PMS e BMs e familiares! "Estamos com apoio de economistas e profissionais da área para o levantamento das nossas perdas salariais. Apresentamos ao secretário Milton Coelho o estudo sobre as perdas inflacionárias, no dia 30. Mas, como citado, nem as reivindicações que independem de dinheiro, foram atendidas".


 

Perdas salariais da tropa chegam a 18,53%
24/03/2016 00:58

O auditório não lotou mas dezenas de policiais e bombeiros militares marcaram presença na Assembléia Geral promovida pelas entidades representativas da tropa. A Associação de Praças (ASPRA - PE) marcou presença através do presidente José Roberto Vieira que compôs a mesa, além dos diretores Subtenente Ricardo, Salatiel Berto e Luciano Falcão.

Atendendo ao convite da ASPRA - PE, a técnica do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Milena Prado, também esteve no evento. O objetivo foi promover uma avaliação mais realista e profissional sobre as perdas salariais sofridas pelos PMs nos últimos anos. Cálculos apontam uma defasagem salarial de 18,53%. 

Na próxima segunda-feira, diretores de todas as entidades representativas vão se reunir com profissionais da área de economia para a elabora de um documento a ser encaminhado ao Governo até o dia 30 de março.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
ASPRA - PE PRESTA HOMENAGEM ÀS MULHERES POLICIAIS
08/03/2016 11:33

Cuida da saúde com HGU Planos
02/03/2016 12:49

A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) continua na luta pela melhoria da qualidade de vida dos policiais e bombeiros militares. Está prestes a ser fechado mais um grupo do HGU Plano de Saúde, o plano que dá atendimento na Região do Vale do São Francisco. Não tem carência para os associados ASPRA – PE que aderirem nos próximos 30 dias, além de preços reduzidos, chegando em alguns casos, a 30% de desconto. Faça parte deste grupo! Ainda há tempo! Os interessados devem procurar a corretora Regina através do fone: (87) 98814-6572 ou o diretor Salatiel Berto no 98745-5240.

A boa notícia é que a HGU e a Unimed estão no “verde” em termo de assistência.  Faça já seu plano pela ASPRA - PE. Não fique de fora! A ANS divulgou na sexta-feira (26/02), o Monitoramento de Garantia de Atendimento. O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento tem o objetivo de identificar, trimestralmente, o comportamento das operadoras de planos de saúde em relação à assistência prestada a seus beneficiários.

A pesquisa foi feita com base em reclamações realizadas junto aos canais de atendimento da ANS, é possível verificar se o serviço é feito de forma adequada e em tempo oportuno e comparar as operadoras de acordo com a modalidade.

Começou o atendimento Aspra/Unimed Vale do São Francisco
11/02/2016 17:49

A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE) informa que o atendimento Aspra/Unimed Vale do  São Francisco está a todo vapor.  Desde ontem (10.02), estão liberados todos os atendimentos. Era um convênio muito esperado pelos policiais e bombeiros militares do Sertão.


Depois de muito esforço da diretoria, foi possível concretizar a nova parceria. Fica a sensação de dever cumprido. Gostaríamos de agradecer  à senhora Regina da Elo Corretora que nos ajudou muito nessavitória. E parabenizar a todos os guerreiros do Sertão, pois, agora, podem contar com um plano de alto padrão. A meta  é fechar um plano para Capital.  Vamos em busca de outras opções para nossos PMS e BMs.

ASPRA - PE denuncia: Bombeiros são escalados para fazer a segurança dos presídios
13/02/2016 14:41

 

Uma nova bomba pode explodir a qualquer momento nos presídios pernambucanos. Devido a greve dos agentes penitenciários, a Secretaria de Defesa Social (SDS) esta escalando os bombeiros para fazer a segurança.nas redes prisionais. A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE) teve acesso a documentos autorizando a escalação dos BMs e garante: tal ato é uma temeridade e uma tragédia pode acontecer.

Os Corpos de Bombeiros Militares são corporações cuja principal missão consiste na execução de atividades de Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos no âmbito de suas respectivas Unidades Federativas. Mesmo ainda sendo considerado Força Auxiliar do Exército Brasileiro (por isso, é militar), os bombeiros não são preparados para assumir função de guarda interna ou externa de presídios. A escalação dos BMs foi, no mínimo, um equívoco.

 

É preciso deixar claro que a ASPRA - PE respeita a greve dos agentes penitenciários, uma categoria sofrida, pouco compreendida e valorizada e que tem um papel fundamental na Segurança Pública. Não é papel de PM ou BM fazer segurança interna nos presídios. Os policiais são forçados a substitui-los, mas é óbvio que o treinamento é diferenciado dos BMs.

A Associação aguarda com ansiedade um posicionamento do Governo do Estado quanto a essa decisão da escalação dos bombeiros. Os diretores da entidade estão de prontidão esse final de semana, acompanhando tudo de perto e deverão estar visitando as unidades prisionais. 

Em tempo:durante o dia de ontem e toda a manhã de hoje, a ASPRA - PE, através do presidente José Roberto Vieira, tentou contato com o secretário Pedro Eurico mas não conseguiu.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
ASPRA – PE participa de reunião na SDS para tratar de promoções
11/02/2016 14:42

Passou o carnaval e é hora de voltar à luta! Acabou agora a pouco a primeira reunião do ano com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. O presidente da Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE), José Roberto Vieira, os diretores Subtenente Ricardo e Luciano Falcão (além de outros representantes de entidades) passaram parte da manhã desta quinta-feira (11.02) discutindo, especialmente, as promoções. Os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também marcaram presença.

Na ocasião, foi apresentada uma sugestão de texto para a alteração na Lei nº 134/2008, modificando o artigo no qual trata do critério de antiguidade e concurso. Segundo o novo texto, todas as promoções para sargento serão por antiguidade.

 

“Art. 8º A promoção à graduação de 3º Sargento dar-se-á apenas pelo critério de antiguidade, e será de exclusividade para os cabos que completarem, com aproveitamento, o Curso de Formação e Habilitação de Praças – CFHP, ou os cursos de Habilitação e/ou Formação previstos no parágrafo único, do art 6º, da Lei Complementar nº 320/2015, desde que preenchidos os requisitos previstos no art. 17 desta Lei Complementar”

 

 O secretário solicitou que as entidades estudassem o material e, caso exista alguma alteração a ser feita, deverá ser repassada até as 18 horas de hoje. A idéia é que, na semana que vem, o projeto seja encaminhado para a Assembléia Legislativa.

Na verdade, a reunião aconteceu após as associações questionarem o atraso do começo dos cursos de sargentos. A explicação é de que o atraso aconteceu pois precisava da alteração da lei, o que só poderia acontecer após a volta das atividades na Assembléia Legislativa, o que aconteceu agora em fevereiro.

 A promoção por antiguidade é um pleito antigo da tropa, a qual passa mais de dez anos sem perspectiva de evoluir na carreira. Novas reuniões com Alessandro Carvalho deverão ser realizadas para debater outros pontos pendentes na pauta de reivindicações da categoria, mas, antes disso, haverá uma nova reunião com o secretário de Administração, Milton Coelho, nos próximos dias.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
Testemunhas garantem: PM não agrediu menor
06/02/2016 00:43

Injustiça! A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) informa que seus diretores passaram a manhã desta sexta-feira (05.02) em Caruaru, acompanhando de perto a ocorrência que resultou na prisão do PM José Mário Augusto da Silva, de 27 anos, o qual é acusado de abuso de autoridade e de ter agredido um menor de idade. Por todos os lados, testemunhas garantem: em nenhum momento, o policial tocou no adolescente.    

“A informação que nós temos é que o policial estava fazendo a segurança da Câmara Regional do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no centro da cidade, quando teria abordado três menores, que estavam utilizando thinner (solvente para tintas e vernizes) na frente da câmara. Para a manutenção da ordem pública e da paz social, o combate exemplar às ações que as violem é fundamental e o PM expulsou os menores da área. Ao correr, um deles caiu e quebrou o braço”, conta o presidente da ASPRA – PE, José Roberto Vieira.

Ao saber do ocorrido, um dos desembargadores determinou a prisão do PM e o estão acusando de abuso de autoridade e lesão corporal, com base apenas nas informações repassadas pelos menores que acusaram José Mário Augusto de agressão. O PM foi preso e levado à Delegacia. O episódio revoltou os policiais militares lotados no 4° BPM, em Caruaru. Mas, em nenhum momento, os policiais foram indiferentes à hierarquia e disciplina, princípios básicos que norteiam a vida na caserna.

Para a Associação, o episódio foi uma injustiça contra o policial pois fere o princípio da presunção da inocência (ou princípio da não-culpabilidade, segundo parte da doutrina jurídica) e o direito a ampla defesa. “Não estamos tratando de qualquer pessoa. Trata-se de um profissional de segurança exemplar, considerado um dos melhores do seu batalhão", afirma.

É característica fundamental do regime democrático de direito, o respeito às atribuições e competências das instituições constitucionalmente estabelecidas. “O PM estava cumprindo a sua função e não cometeu nenhum abuso. Pelo contrário: foi desacatado pelo menor e preso sob acusações infundadas. Cadê os direitos humanos para defender o profissional? Ou somente bandidos tem direito nesse país?”, questiona o presidente da ASPRA – PE.

Destaque no Blog do jamildo
03/02/2016 11:07

Nota da Associação de Prças de Pernambuco (ASPRA - PE) é destaque no Blog do Jamildo. Confira o link:

 

http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2016/02/03/associacao-de-pracas-aproveita-audiencia-com-pedro-eurico-para/


BOMBEIROS ATENDEM A CONVOCAÇÃO DA ASPRA – PE
29/01/2016 14:11

Diversos bombeiros compareceram a sede da Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) na manhã desta sexta-feira (29.01) para tratar sobre o Curso de Sargentos. Eles estão insatisfeitos com a demora do início dos cursos, os quais deveriam ter sidos realizados nos meses de dezembro e janeiro, mas, até o momento, nenhuma previsão. Preocupados com os bombeiros das turmas 94 e 95 e os PMs 86, o presidente da ASPRA – PE, José Roberto Vieira, e os diretores Salatiel Berto e Subtenente Ricardo decidiram conversar com a tropa.

 

Na ocasião, José Roberto informou que já encaminhou ofícios solicitando reuniões com os secretários de Administração e de Defesa Social para tratar do assunto. “Cremos no acordo firmado com o secretário de Administração e esperamos uma solução em breve. Até porque, no ano passado, houve problema com a convocação dos 409. Foram chamados apenas 340, mas diante do compromisso do secretário com as associações, ele resolveu o fato, imediatamente. Acreditamos que o mesmo acontecerá agora. A ASPRA – PE está acompanhando tudo de perto”, conclui.

Clique e confira abaixo o boletim
A seleção será pelo princípio de antiguidade, em conformidade a o estabelecido no art. 2º da LC nº 3 2 2, de 03 de M a r ç o de 2016. As aulas começam dia 25. Serão disponibilizadas 1048  vagas para o CFS 2016, sendo dividida em 2 entradas: a 1ª entrada composta de 600  vagas para os titulares e 60  vagas para os  suplentes, e a 2ª entrada, 448 vagas para os titulares a serem ocupadas por cabos PM, convocados, que atenderem às condições essenciais relacionadas no boletim.

 

Para os bombeiros, a informação repassada pelo Comando Geral é de que o boletim do Corpo de Bombeiros também deverá ser publicado essa semana. Sendo assim, no dia 25, tanto PMs, quantos BMs começam a participar do Curso de Formação de Sargentos.   

Diretores da ASPRA já estão em Brasília
04/04/2016 23:18

O presidente da Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA - PE), José Roberto Vieira, e o diretor Luciano Falcão, estão chegando em Brasília (DF). Eles participam amanhã. (terça-feira) de ato promovido pela Bancada da Segurança Pública.
 

Diretores da ASPRA já estão em Brasília
01/04/2016 08:37

Atendendo a convocação da bancada da segurança, a Associação de Praças de Pernambuco vai a Brasília na próxima terça-feira, 05 de abril. Diversos projetos polêmicos estão em votação e é preciso mostrar união e força. ASPRA - PE sempre marca presença nos atos nacionais  em defesa ir dos policiais e bombeiros militares.

Debate sobre sistema prisional conta com a presença da ASPRA - PE
02/02/2016 14:30

O sistema prisional do estado e as providências tomadas após as duas fugas em massa registradas no sistema prisional de Pernambuco – na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, e no Complexo do Curado, no Recife. Estes foram alguns dos temas discutidos na da reunião ordinária da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (02.02) e contou com a participação do presidente da Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE), José Roberto Vieira.

O evento contou com a presença dos secretários estaduais Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos) e Alessandro Carvalho (Defesa Social). O Plenarinho III da Alepe ficou lotado. Parlamentares, líderes de entidades representativas de policiais e bombeiros militares, civis, agentes penitenciários e jornalistas marcaram presença. Os debates duraram mais de duas horas e a promessa é de que muita coisa seja reformulada. A esperança é de que as ações também beneficiem o trabalho dos policiais que sofrem com a falta de estrutura nos presídios.  

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
Lista de Cabos da PMPE
29/01/2016 21:04

Atenção, policiais militares! A Associação de Praças de Pernambuco (ASPRA – PE) coloca à disposição da tropa a lista de Cabos publicada pela Polícia Militar de Pernambuco. Confira:

 

http://www.pm.pe.gov.br/c/document_library/get_file?p_l_id=13026&folderId=30153421&name=DLFE-144102.pdf